Em Charqueada, a gestão de resíduos sólidos é estruturada para atender diferentes tipos de descarte, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e sustentável.
A coleta de lixo comum é responsável pelo recolhimento dos resíduos domésticos não recicláveis.
Já a coleta seletiva cuida dos materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, que são devidamente encaminhados para reciclagem.
Para itens de grande volume, como móveis, eletrodomésticos e outros objetos fora de uso, a cidade conta com o serviço Cata Cacareco, que evita o descarte irregular nas vias públicas.
Resíduos de construção civil e restos vegetais, como entulhos e galhos, devem ser descartados de maneira adequada, utilizando caçambas ou os
Ecopontos municipais, definidos pela Prefeitura.
Itens que exigem atenção especial, como pilhas e baterias, por conterem metais pesados, devem ser depositados em coletores apropriados. Da mesma forma, pneus usados são recolhidos em campanhas e pontos específicos, prevenindo danos ambientais e focos de proliferação de doenças.
Todas essas ações só são possíveis com o apoio da população. A participação ativa da comunidade, por meio da separação e destinação correta dos resíduos, é fundamental para o sucesso da política ambiental do município.