02 AGO 2021
Prefeitura lança programa de metas para os próximos anos
A Prefeitura de Charqueada lançou o Programa de Metas 2021-2024. O documento vai nortear as ações do município para os próximos quatro anos e tem como base as sugestões e apontamentos feitos pela população charqueadense durante o PlanejaCharq, outra importante ferramenta usada para traçar metas e objetivos da administração municipal.

Com o Programa de Metas 2021-2024 publicado, a prefeitura continua com os trabalhos de formulação do PPA 2022-2025, cuja apresentação à Câmara Municipal deve ocorrer até o dia 31 de agosto de 2021.
Assim como no Programa de Metas, a população participará ativamente da elaboração do PPA.

“É a primeira vez que Charqueada cria um programa de metas, o que mostra nosso compromisso com a governança pública e uma gestão orientada para resultados. Além de ser histórico, o programa é crucial para o desenvolvimento da cidade e planeja ações que vão beneficiar o morador lá na ponta. Vale ressaltar que o Programa de Metas teve sólida contribuição do PlanejaCharq, que  identificou junto às secretarias e à população aquilo que precisa ser melhorado ou ter mais atenção no município”, disse o secretário de Governo, Ewerton Clemente.

De acordo com a Lei Orgânica de Charqueada, o sistema de planejamento municipal é composto pelo Plano Diretor, pela legislação de parcelamento, uso e ocupação de solo e zoneamento ambiental, pelo Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamento Anual, gerido de forma participativa, além dos planos de desenvolvimento econômico e social e dos planos, programas e projetos setoriais. A Emenda à Lei Orgânica nº 01/2021 acrescentou o Programa de Metas ao sistema de planejamento municipal.

Como o Plano Diretor de Charqueada ainda será elaborado, o Programa de Metas juntamente com os planos setoriais existentes se torna o principal instrumento que indicará a direção que Charqueada percorrerá pelos próximos anos e subsidiará a elaboração do Plano Plurianual (PPA). Para garantir que todos estejam na mesma direção, reflitam as diretrizes da gestão e respondam aos anseios da sociedade, é fundamental a coordenação e a integração entre eles.

“Nosso dever é arrumar a casa, e isso tem sido feito. Cidades com boas gestões prezam por estes programas que norteiam ações e contribuem para o desenvolvimento. Ainda mais neste momento, em que já falamos em retomada econômica e a volta dos empregos, trazer este estudo de forma planejada é essencial”, disse o prefeito Rodrigo Arruda (DEM).

Faça o download do programa de metas clicando no link abaixo.