05 SET 2023
Charqueada avança para se tornar Município de Interesse Turístico
Charqueada avançou nas tratativas para se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). Nesta terça-feira (5), uma comitiva esteve em São Paulo para um encontro com o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Também participou da reunião o deputado estadual Helinho Zanatta (PSD).
A parte de entrega de documentos e adesão às iniciativas necessárias para se tornar um MIT já foi concluída pela atual administração de Charqueada. Agora, o processo está na Assembleia Legislativa, onde a cidade conta com o apoio do deputado estadual Helinho Zanatta para dar celeridade ao processo.
O prefeito Rodrigo Arruda disse estar seguro de que o objetivo será alcançado. “Charqueada tem todos os requisitos para se tornar um município de interesse turístico. Fizemos tudo que era necessário para atender as demandas do estado e, em breve, vamos colher os frutos”, disse o chefe do Executivo.
Acompanharam o prefeito a esposa e primeira-dama, Raquel Meneghini Arruda, a diretora de Turismo, Alessandra Thomazini, o presidente do COMTUR, Homero Colinas, e a assessora de Convênios, Laraíne Buzeto.

Os MITs

Em 2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição 11/2013 que dá nova redação ao artigo 146, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.
Dessa forma, o estado de SP ampliou a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo por meio de um fundo constitucional. Na prática, a iniciativa instituiu que 140 municípios serão de interesse turístico. Todas as cidades, exceto as estâncias já existentes, podem concorrer a esse grupo. Para isso, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, conselho municipal de turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos.
Local: Charqueada SP
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024