18 JUN 2021
Charqueada concorre ao prêmio Top Destinos Turísticos 2021
O município de Charqueada está concorrendo ao Top Destinos Turísticos 2021. O prêmio, que tem votação popular pela internet até o dia 15 de outubro, é o maior reconhecimento às cidades paulistas que investem e acreditam no turismo como um potencial gerador de riqueza.
Charqueada concorre em duas categorias: turismo rural e turismo de aventura. A votação é aberta pelo link https://votetop.com.br/cidade/charqueada. No dia 31 de outubro serão anunciadas as três top finalistas de cada categoria.
As vencedoras de cada categoria serão conhecidas na cerimônia de premiação, dia 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em evento que contará com a presença do governador João Dória e do secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.
“O trabalho na área de turismo tem sido cada vez mais intenso. Assumimos com essa responsabilidade de tornar Charqueada atrativa. Já estamos colhendo os frutos e tenho a certeza de que ainda há muito que se fazer”, destacou o prefeito Rodrigo Arruda (DEM).
Já o chefe do Turismo, Gabriel Campos, disse que a inserção de Charqueada na premiação é um avanço importante. “Mais um passo para o desenvolvimento do turismo. Esse concurso dá mais visibilidade para Charqueada, que está disputando ao lado de grandes centros turísticos renomados. Chegou a nossa vez”, disse.
Turismo Rural
O turismo rural tem se desenvolvido muito em Charqueada por conta das trilhas e caminhos utilizados para o turismo de aventura. O contato rural e a vivência do campo são fortes também na Fabrica Di Pamonha, que desde 1986 carimbam a marca "Pamonha da Piracicaba". Uma fábrica familiar que produz derivados do milho virou referência na região e recebe diversos grupos para conhecer desde o cultivo do milho até a produção final das pamonhas, bolos, curau, entre outros derivados.
Turismo de Aventura
Charqueada fica bem aos pés da Serra do Itaqueri, um local privilegiado por suas belezas naturais e também por suas trilhas. A cidade já é considerada um dos principais pontos de encontro de motociclistas, jeepeiros, trilheiros e outros tantos aventureiros que chegam até a cidade para daqui seguir pelas trilhas da serra.
Além disso, Charqueada é procurada também pelos amantes do motocross por possuir uma das cinco melhores pistas do país na modalidade. Atletas renomados do Brasil todo buscam a pista Arena Verde Forte para treinos e competições.