A Prefeitura de Charqueada tem realizado desde o início do ano diversas ações de preparação para o período de estiagem que está se iniciando. As ações começam pela reorganização da Defesa Civil Municipal, que tem conduzido as operações de prevenção e combate a incêndios no município.
Além disso, será elaborado um Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que também irá abranger um Plano de Auxílio Mútuo entre as principais entidades responsáveis pela prevenção e combate a incêndios, com o objetivo de fortalecer as ações conjuntas para atuar neste tipo de evento.
Dessa forma, a Defesa Civil vem realizando reuniões com usinas de cana-de-açúcar e concessionárias de rodovias para reunir informações sobre a estrutura disponível por cada empresa relacionada à brigada de incêndios, visando intensificar a prevenção e promover ações educativas e a manutenção de aceiros em áreas rurais, bem como o combate por meio da existência de uma brigada de incêndios integrada.
Treinamento de combate a incêndio
A Prefeitura de Charqueada enviou 13 funcionários para um treinamento de combate a incêndio que aconteceu na quarta-feira, em São Pedro, e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros.
O objetivo é formar brigadas de combate a incêndios florestais e reduzir o número de queimadas no período de estiagem. Ao todo foram três funcionários de Obras, sete da Guarda Municipal, dois da Saúde e um da administração.
Também será iniciada em Charqueada uma campanha educativa em parceria com as entidades envolvidas para conscientizar a população sobre os perigos e prejuízos que as queimadas causam, além de ser um crime passível de multa e até prisão. A população pode denunciar na Guarda pelo telefone 153 ou (19) 3186-1099.
Autor: Comunicação Charqueada
Local: Charqueada