14 MAI 2021
Programa de metas é aprovado em Charqueada

O Executivo enviou à Câmara de Vereadores uma proposta que cria o Programa de Metas em Charqueada. A medida foi integrada à política de desenvolvimento urbano da cidade como instrumento de planejamento coordenado. O texto foi aprovado pelo Legislativo na noite de terça-feira (11).

A institucionalização do Programa de Metas representa uma verdadeira revolução na forma de fazer gestão pública em Charqueada. A partir de agora, todos os prefeitos eleitos terão até o dia 31 de julho do seu primeiro ano de mandato para dizer à população quais serão suas prioridades, ações estratégicas e metas para os quatro anos de governo.

Os indicadores de desempenho que servirão para medir os resultados do governo serão elaborados de acordo com os critérios de promoção do desenvolvimento, inclusão social, proteção do meio ambiente e universalização dos serviços públicos municipais, entre outros.

O secretário de Governo, Ewerton Clemente, comemorou a aprovação da medida. “Planejar as ações de uma cidade é ponto crucial para uma gestão de sucesso. Sem contar a participação da sociedade, que ganha espaço no debate e fica mais próxima das ações do Executivo”, disse.

O prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão até 31 de julho do primeiro ano de mandato, que conterá as prioridades, ações estratégicas, indicadores para cada um dos setores da administração pública, observando as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor.

Fica sob responsabilidade do município ainda divulgar o programa de metas e realizar debates públicos com a finalidade de ouvir o cidadão.