19 MAI 2021
Projeto Cesta Verde vai levar alimentos para famílias carentes de Charqueada
O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e o departamento de Meio Ambiente de Charqueada estão à frente do Projeto Cesta Verde, uma iniciativa que vai levar alimento para as famílias carentes do município. Com a primeira entrega realizada no último dia 6 de maio, a meta é distribuir cerca de 200 cestas a cada 15 dias. Uma nova remessa será entregue nesta quinta-feira (20).
Em geral, as cestas são montadas pela equipe do CRAS e da Cozinha Piloto com os seguintes alimentos: mandioca, chicória escarola, mamão formosa, laranja pêra, tangerina murcote, pimentão verde, alface, couve manteiga e cheiro verde. Cada cesta têm, em média, dez quilos de alimentos perecíveis.
As próximas entregas das cestas verdes já estão programadas: 20 de maio, 10 e 24 de junho, 8 e 22 de julho, 5 e 19 de agosto, 2, 16 e 30 de setembro e 14 e 28 de outubro.
O programa
O Cesta Verde está vinculado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, cujo objetivo é adquirir alimentos direto da agricultura familiar e de produtores rurais locais para a posterior distribuição à população em situação de vulnerabilidade social, na forma de cestas básicas.
O recurso financeiro desse programa é proveniente do governo federal e está sendo intermediado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável junto aos produtores rurais.