14 ABR 2021
ADMINISTRAÇÃO
Atitudes que transformam: funcionário de Charqueada restaura mobiliário e faz município economizar dinheiro

Valorizar atitudes de sucesso e que geram economia e eficiência na aplicação dos recursos públicos é um dos principais objetivos da Prefeitura de Charqueada. Para alicerçar estes princípios, o município vai reconhecer simbolicamente o trabalho desempenhado por funcionários e cidadãos que tenham ações de destaque neste sentido.

É o caso do técnico em segurança Joaquim Felipette, servidor do município desde 2019, e que cuida do almoxarifado. Ele teve a iniciativa de restaurar e reutilizar mobiliários da prefeitura que seriam descartados. Resultado: R$ 100 mil de economia para o município e o reconhecimento por parte da administração e colegas de trabalho. Este trabalho só foi possível graças à centralização do almoxarifado, que tem sido o destino final de centenas de peças, produtos e materiais advindos das secretarias do município.

“Iniciativas como esta valorizam o trabalho humano e incentiva que mais pessoas façam a mesma coisa. Acredito muito na otimização do serviço público e no funcionário valorizado, empenhado em contribuir. Vamos presenteá-lo com uma muda de ipê do viveiro de Charqueada como uma forma simbólica de reconhecimento. Precisamos que ações como esta se tornem rotina”, disse o prefeito Rodrigo Arruda.

Com o sucesso da iniciativa, Charqueada quer expandir a ideia. “Não estamos pensando somente nos profissionais que atuam na prefeitura. Esse projeto inclui o cidadão comum, qualquer pessoa que tenha uma iniciativa como esta ou que agregue valor para a cidade. Queremos que a comunidade participe também”, completou o prefeito.

A ideia de Joaquim foi levada aos secretários e também ao vice-prefeito, que aprovaram a iniciativa. “Não tivemos dúvidas de que seria uma ação inovadora e um exemplo de boa gestão pública. O exemplo arrasta, e sabemos que outras novidades virão por aí”, completou o vice-prefeito Jonas Lanjoni Del Pino Jr.

Desde que iniciou o trabalho, Joaquim já restaurou oito jatos de ultrassom; 12 monitores fetais; quatro amálgamas amadores; duas bombas d´água destiladas; cinco eletrocauters, cinco oxímetros de mesa, 11 oftalmoscópios, um laringoscópio completo, dois dermatoscópio, três otoscópio, dois autoclaves de 21 litros, quatro centrífugas de sangue, duas seladoras manuais e um eletrocardiógrafo digital. Além disso, também foram recuperadas 14 cadeiras.

Currículo
Joaquim Felipette tem curso técnico na área de Segurança do Trabalho, é técnico em enfermagem com especialização em enfermagem do trabalho, eletrônica e mecânica. Possui curso superior em Química e está cursando Física no IFSP de Piracicaba. Atuou como coordenador da Defesa Civil de Charqueada e é presidente do CMDCA.

Possui experiência em consultoria para grandes empresas como Raízen, Petrobras e Ipiranga.

jOAQUISS