05 ABR 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Charqueada registra 51 casos de dengue no município
Charqueada registrou até o momento 51 casos de dengue em 2023, o que acende um alerta sobre a necessidade de cuidados e prevenção contra a doença.
A Secretaria de Saúde de reforça a importância do combate ao mosquito aedes aegypti. O número de casos é alto mesmo com todo o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de agentes de vetores com o apoio da CCD Piracicaba (antiga Sucen).
Somente no mês de março foram realizadas 3.454 visitas a imóveis, distribuição de ofícios em igrejas e templos e colagem de cartazes em 60 comércios do município.
Segundo a Pasta da Saúde, os casos estão distribuídos por diferentes bairros com um foco maior no Alvorada. Entre os casos, 46 são autóctones (contraídos no próprio município) e 5 importados (contraídos fora do município).
Até o momento foram notificados 189 casos, sendo 138 resultados negativos e 51 positivos. A secretária de Saúde, Marcela Pupin, ressalta a importância da conscientização da população no combate ao mosquito aedes aegypti.
“É indispensável que cada pessoa faça a sua parte. Cuidar das nossas casas, nossos quintais, do nosso ambiente de trabalho e das estruturas públicas. A reponsabilidade é de todos. Precisamos ficar atentos e eliminar os possíveis focos do mosquito, todo dia é dia de combate a dengue”.
A Vigilância Epidemiológica atribui os dados ao período de sazonalidade da transmissão da dengue, ou seja, momento em que os casos surgem devido as condições climáticas favoráveis à reprodução do mosquito, com temperaturas altas e chuvas constantes.
Por isso, o apelo à população: faça sua parte! Mantenha sua casa e seu quintal limpo, livre de mato, entulhos e locais que favoreçam o acúmulo de água parada.
Local: Charqueada SP