PROJETO GEOPARK CORUMBATAÍ
Iniciativa regional de desenvolvimento sustentável, o território do Geopark Corumbataí conta com rico patrimônio natural e cultural, onde são desenvolvidas atividades de geoconservação e geoturismo.Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
A escolha da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí para o desenvolvimento desse projeto se deve ao fato de constituir uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui notável patrimônio geológico e, notadamente, a área de recarga do Sistema Aquífero Guarani, considerado patrimônio mundial. A Bacia do Rio Corumbataí, estende-se por Charqueada e mais sete municípios: Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina,
Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, abrangendo uma área de 1.710 km², de grande riqueza ambiental, paisagística, arqueológica, paleontológica, histórica e cultural, com população aproximada de 700
mil habitantes. Fazem parte do Projeto Geopark Corumbataí diversas instâncias do poder público, universidades, organizações do terceiro setor e a sociedade em geral.
Sobre o local
Iniciativa regional de desenvolvimento sustentável, o território do Geopark Corumbataí conta com rico patrimônio natural e cultural, onde são desenvolvidas atividades de geoconservação e geoturismo. Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A escolha da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí para o desenvolvimento desse projeto se deve ao fato de constituir uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui notável patrimônio geológico e, notadamente, a área de recarga do Sistema Aquífero Guarani, considerado patrimônio mundial. A Bacia do Rio Corumbataí, estende-se por Charqueada e mais sete municípios: Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, abrangendo uma área de 1.710 km², de grande riqueza ambiental, paisagística, arqueológica, paleontológica, histórica e cultural, com população aproximada de 700 mil habitantes. Fazem parte do Projeto Geopark Corumbataí diversas instâncias do poder público, universidades, organizações do terceiro setor e a sociedade em geral.
Local: Localização Passando a Vila José Navarreti, nas coordenadas: 22°27’15.48”S – 47°47’31.85”O