08 MAR 2022
AGENDA CULTURAL
Centro Cultural recebe o livro “Vamos Investigar?
O Centro Cultural de Charqueada teve a honra de receber um exemplar do livro “Vamos Investigar?”. Resultado de amplo trabalho de pesquisa, o livro reúne práticas inéditas e outras já conhecidas que foram adaptadas e testadas em um contexto real de ensino nas áreas de ciências da natureza.

A obra foi editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e organizada pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com a participação de alunos de licenciatura da universidade e da mestranda Márcia Regina Balbino.

A ideia surgiu, segundo a organizadora, da necessidade de materiais que proporcionem um ensino mais dinâmico e contextualizado. “Entendemos que as produções acadêmicas precisam ser divulgadas e utilizadas pela sociedade, principalmente quando têm relação direta com a melhoria da qualidade educacional. Assim, o livro foi organizado para que as atividades didáticas possam ser compartilhadas e constituam um material para orientar práticas educativas”, afirmou.

Um dos diferenciais da obra, segundo a professora, está em trazer propostas em consonância com o novo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prioriza o trabalho por áreas de conhecimento. “A Biologia, a Química e a Física, por exemplo, são componentes curriculares que podem ser abordados pelas atividades apresentadas no livro”, disse Taitiâny. A publicação terá 200 exemplares físicos e serão distribuídos gratuitamente para as nossas escolas para compor a biblioteca do professor.

Mais detalhes também podem ser conferidos no link: https://fealq.org.br/legacy/produto/vamos-investigar-atividades-didaticas-para-a-area-de-ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias/.
Fonte: Centro Cultural