08 JUL 2021
Representantes da Amitesp fazem visita técnica em Charqueada
Charqueada segue avançando para se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). Nesta quarta-feira (7), representantes da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp) estiveram na cidade para uma visita técnica e anunciar que Charqueada já está associada junto ao órgão. Agora, o momento é de preparar toda a documentação e vencer a parte burocrática para Charqueada conquistar o título de MIT.
A comitiva foi integrada pelo prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro, a diretora técnica da Amitesp, Waldirene Ricanelo e o gerente-executivo Beto Zen. Também esteve presente o presidente da Serra do Itaqueri e secretário de Turismo de Águas de São Pedro, César Siboldi, e o presidente do Comtur em Charqueada, Rômulo Rigigo.
“Este é um passo importante para avançarmos com o turismo em Charqueada e na região. A concessão deste título vai elevar nosso patamar e ajudar com os investimentos no setor. Do ponto de vista público, estamos fazendo nossa parte e aquecendo a economia também com o turismo”, disse o prefeito Rodrigo Arruda (DEM).
A visita não ficou só no gabinete da prefeitura. O vice-prefeito Jonas Lanjoni Del Pino Júnio, o chefe de Turismo Gabriel Campos e a assessora de Convênios, Laraíne Franco, conduziram a comitiva para um tour em Charqueada e mostraram os principais pontos a serem explorados pelo turismo.
Na Park Studios foram recebidos pelo empresário Bruno Rivaben. Em seguida, os visitantes foram até a Escuderia do Brasil, onde foram apresentados ao proprietário André Viviani. O grupo também conheceu a Fábrica Di Pamonha, sendo recepcionados pela Dona Wanda.
O título de MIT concede uma série de benefícios aos municípios, inclusive o direito de receber verba anual do orçamento para projetos ligados ao turismo. Para integrar o grupo de municípios de interesse turístico, Charqueada vai precisar comprovar potencial turístico, elaborar pesquisa de demanda turística, serviço médico adequado, meios de hospedagem, abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos satisfatórios, além de apresentar o Plano Diretor de Turismo, entre outras medidas.