30 JUN 2021
Charqueada avança para se tornar município de interesse turístico
Com o setor do turismo em pleno desenvolvimento, Charqueada deu mais um passo fundamental para se tornar Município de Interesse Turístico (MIT). Nesta quarta-feira (31), o vice-prefeito Jonas Lanjoni Del Pino Júnior, o chefe de Turismo Gabriel Campos, e a assessora de convênios Laraíne Franco estiveram em São Paulo na sede da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp) para tratar dos detalhes da inclusão de Charqueada no seleto grupo.
A comitiva foi recebida pela diretora-técnica da Amitesp, Waldirene Ricanelo, e ficou acertada a elaboração de toda documentação para protocolar junto ao governo estadual o pedido para que Charqueada seja considerada município de interesse turístico. Também esteve presente o secretário de Turismo de Tatuí, Cassiano Sinisgalli, e o turismólogo Jean Vinícios Sebastião - a cidade foi uma das primeiras a ser contemplada com o título de MIT e é considerada modelo na questão de organização e documentação do turismo.
O título concede uma série de benefícios aos municípios, inclusive o direito de receber verba anual do orçamento para projetos ligados ao turismo. Em 2020, os 140 MITs receberam aproximadamente R$ 640 mil em recursos estaduais por meio de convênios.
“Estamos muito contentes com a evolução do processo e a possibilidade de Charqueada se tornar MIT. Não somente pelas verbas que irão chegar, mas porque isso gera uma cadeia de desenvolvimento e fomentação do setor. Sem contar que estamos falando também no aumento de empregos e novas perspectivas para a cidade na área do turismo”, disse o vice-prefeito Jonas Lanjoni Del Pino Júnior.
Para integrar o grupo de municípios de interesse turístico, Charqueada vai precisar comprovar potencial turístico, elaborar pesquisa de demanda turística, serviço médico adequado, meios de hospedagem, abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos satisfatórios, além de apresentar o Plano Diretor de Turismo, entre outras medidas.
A convite do vice-prefeito, o presidente da Amitesp e prefeito de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro, fará uma visita a Charqueada na próxima quarta-feira (7).