18 JUN 2021
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Vice-prefeito e secretário de Governo participam de cerimonia de criação da Região Metropolitana de Piracicaba
O vice-prefeito de Charqueada, Jonas Lanjoni Del Pino Júnior, e o secretário de Governo, Ewerton Clemente, participaram nesta sexta-feira (18) da cerimônia de assinatura da criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).
Um dos objetivos da criação da RMP é facilitar o desenvolvimento de projetos regionais e somar esforços para pleitear recursos e ações de grande porte.
O evento contou ainda com a participação do governador João Dória, do secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, da secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e diversas autoridades estaduais e municipais.
"É um grande passo que os municípios da região estão dando visando crescimento e desenvolvimento. Ainda mais neste momento em que a união é fundamental para retomarmos a economia e acelerar projetos de interesse mútuo", disse o vice-prefeito.
Um dos principais projetos para a região é a nova organização territorial regional do estado. A RM de Piracicaba será composta por 25 municípios, sendo os 23 que já compõem o Aglomerado Urbano: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, além de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, adicionados após estudo realizado pela SEADE.
Juntos, estes municípios somam mais de 1,5 milhão de habitantes (3,25% da população paulista).